Tamanha é a sua importância que a sua qualidade deve ser priorizada a fim de que os objetivos dos mais diferentes processos sejam, com excelência, alcançados.
Ainda assim, dificilmente a água chega com as propriedades corretas para as específicas funções a que se destina em cada um dos ambientes citados anteriormente.
Dessa forma, frequentemente uma fonte de água pura confiável é necessária em empresas, centros de pesquisa e plantas industriais que prestam serviços laboratoriais e médicos.
Afinal de contas, uma água contaminada pode gerar prejuízos sérios, ainda podendo comprometer resultados clínicos em laboratórios.
É por isso que se torna necessário zelar pelo sistema de tratamento de água fazendo a correta manutenção de seus equipamentos, o que inclui cuidados com os consumíveis, como a troca periódica dos mesmos.
Muitas instituições não dão a devida atenção aos procedimentos e parâmetros de substituição desses equipamentos.
E estar atento a isso é absolutamente importante a fim de manter a qualidade boa da água fornecida e, por conseguinte, dos processos laboratoriais e industriais conduzidos.
O que são consumíveis?
Sistemas de purificação e tratamento de água são compostos por complexos equipamentos formados por mecanismos diversos, bem como por partes e sensores diferentes, que atuam com a finalidade de cumprir a função à qual foram desenvolvidos.
Apesar de geralmente esses sistemas de tratamento de água durar geralmente por muitos anos, há certas partes que acabam se desgastando com os processos rotineiros que realizam e necessitam serem substituídas sempre que preciso.
Essas "partes" que são os consumíveis. Alguns dos mais comuns são as lâmpadas ultravioleta, os filtros, os cartuchos de carvão ativado, as membranas e as colunas deionizadoras.
Por que é importante estar atento aos consumíveis?
Quando falamos em adotar cuidados com os consumíveis, nos referimos basicamente à manutenção regular, imprescindível para a longa durabilidade dos sistemas de purificação e tratamento de água.
Essa manutenção regular garante a alta qualidade do líquido, independente da tecnologia usada no sistema de tratamento. A troca dos consumíveis no momento apropriado é importante primeiro para manter os sistemas em pleno funcionamento.
Em segundo lugar, também é importante para a garantia da qualidade da água e redução das possibilidades de que qualquer tipo de substância contaminante possa comprometer a qualidade da água usada nos seus processos.
Além disso, a troca regular como parte dos cuidados com os consumíveis integra o processo de manutenção do sistema de tratamento da água, pois a falta dessa substituição pode, em circunstâncias extremas, danificar o sistema.
Com que frequência deve-se trocar os consumíveis?
A frequência de troca dos consumíveis pode depender de vários fatores como o tipo de sistema usado para o tratamento de água, as propriedades e a qualidade esperadas do tratamento, bem como o modelo do equipamento utilizado.
Se a água que entra no sistema for mais contaminada, certamente os consumíveis deverão passar por trocas mais frequentes.
Uma dica para saber o momento certo de trocar os consumíveis é consultando as recomendações do fabricante do sistema e o calendário de troca e manutenção dessas partes.
Estar atento aos sinais prematuros de desgaste dos consumíveis também pode antecipar a substituição destes.
Tem mais alguma dúvida sobre cuidados com os consumíveis? Entre em contato conosco por telefone ou e-mail e conheça ainda nossos produtos para sistemas de tratamento de água.