Dessa forma, as clínicas especializadas devem tomar cuidados especiais quanto à qualidade dos serviços prestados, e isso, invariavelmente, passa por questões relacionadas à gestão da empresa.
Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo com 4 dicas que podem ajudá-lo a gerir e garantir as boas práticas em clínicas de hemodiálise. Confira!
1. Realize um diagnóstico da clínica
O primeiro passo para que uma empresa de qualquer setor consiga colocar a casa em ordem, é compreender onde estão os problemas e os desafios.
Esse é um processo complexo, uma vez que envolve reconhecer as próprias fraquezas no sentido competitivo e também em relação aos problemas internos. Porém, é fundamental traçar um plano de ação eficiente e contorná-los.
Muitas clínicas perdem dinheiro diariamente apenas apagando incêndios, mas não param para pensar quais são as razões para essas falhas recorrentes acontecerem.
2. Faça um inventário periódico
O processo de inventário pode tomar certo tempo da sua equipe, no entanto, é primordial para garantir que todos os equipamentos e insumos estejam disponíveis para o tratamento dos seus pacientes.
Inventariar uma clínica não significa apenas contar quantas máquinas de diálise estão disponíveis, e sim registrar o estado de conservação, a eficiência, e até mesmo a idade que elas possuem, uma vez que quanto mais velhas mais manutenções são necessárias.
3. Crie um fluxo de processos
Pode parecer que não há um processo linear em uma clínica de hemodiálise, afinal, cada paciente é único e precisa ser tratado de acordo com o seu prontuário.
No entanto, existem inúmeros processos que podem ser definidos com base na jornada do cliente.
Pense em como um possível paciente descobre a existência da sua clínica, quais são os passos para que marque um procedimento, chegando até o final da sua vida enquanto cliente, seja por trocar a clínica pela concorrência ou não precisar mais do tratamento.
Criando um fluxo, como um mapa dessa jornada, a sua equipe sabe exatamente o que fazer, quando fazer, e como fazer.
Se há alguma falha no meio do caminho, basta conferir o que saiu do planejamento, ou até mesmo os detalhes que devem ser alterados em um processo contínuo de melhoria.
4. Preste atenção na qualidade
O conceito de qualidade é muito mais complexo do que parece, e não é nada subjetivo. Ele diz respeito ao conjunto de critérios que são definidos como ótimos para um determinado insumo.
Por exemplo, se o fabricante de um medicamento informa que este deve ser armazenado a 20ºC por até 30 dias, o seu estoque possui um alto padrão de qualidade quando essas regras são respeitadas, assim como todas as outras de todos os produtos.
Outro ponto importante é a qualidade da água. O paciente já possui alguma dificuldade natural em relação à sua corrente sanguínea. Portanto, ao preparar a solução de diálise, é essencial que a água utilizada siga os mais rígidos padrões de qualidade definidos pela legislação e pelas boas práticas na área.
A manutenção preventiva de equipamentos, o cuidado constante com a qualidade e a atenção permanente em relação à satisfação dos clientes são fundamentais para garantir a boa prestação de serviços ao paciente.
Nós somos especialistas em tratamento de água para clínicas de hemodiálise, e com isso podemos ajudá-lo para que você dê máxima atenção a quem realmente importa, os seus pacientes.
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