O tema da sustentabilidade, por muito tempo, foi tratado como uma pauta ambientalista de grupos com interesses escusos. Porém, esse cenário ajuda a compreender como o assunto possui um profundo impacto econômico no mercado.
Lavanderias veem na água a sua matéria-prima mais importante, portanto, deve ser usada com responsabilidade para garantir a lucratividade, e a perpetuidade da empresa.
Assim, criamos um conteúdo exclusivo para que você compreenda como reduzir o consumo de água em lavanderias por meio de um sistema de reuso. Confira!
Escassez hídrica de água potável
Quando falamos no conceito escassez hídrica, não é necessariamente sobre a água potável a que nos referimos, mas aos reservatórios que abastecem as hidrelétricas, e que eventualmente podem parar nas torneiras.
Porém, a água potável por princípio é escassa. Menos de 1% de toda a água do planeta é potável e está disponível, desconsiderando as geleiras e aquíferos ainda inacessíveis. O problema é que uma porção não potável pode contaminar a outra.
Quando uma empresa coleta água não potável para os seus processos industriais e despeja em um rio sem tratamento, pode estar contaminando o reservatório potável de uma cidade inteira.
Assim, com a iminência de uma crise climática, é uma tendência que os sistemas de reuso de água se tornem cada vez mais comuns, atraindo investimentos em infraestrutura, por consequência, mais baratos.
Redução do consumo de água
Há uma série de regras e leis para que a água possa ser reutilizada dentro de um processo produtivo. Em lavanderias comerciais há menos legislação específica do que as hospitalares, que demandam uma rigorosa desinfecção.
Independente da situação, é possível reutilizar a água para reduzir o consumo em etapas que não interferem na qualidade final do serviço de lavagem, principalmente quando o tratamento adequado é aplicado.
De acordo com o SEBRAE, uma lavanderia comercial pode economizar até 90% através de um sistema de reuso eficiente. Já para a ENDEAVOR, com as práticas adequadas, essa economia pode ser de 80%.
Assim, fica evidente que pelas experiências práticas de diferentes empresas em variadas localidades, o reuso da água é extremamente benéfico para o meio ambiente e para o bolso do empreendedor.
Como funciona o reuso de água
É fundamental compreender que essa água não é potável, uma vez que leva uma série de tratamentos para ser adequada a um novo uso. Em primeiro lugar as partículas sólidas são filtradas de modo mecânico, através de filtros propriamente ditos.
Com a água parada, descansando, os possíveis óleos se separam, e são removidos, enquanto as impurezas sólidas de menor tamanho vão para o fundo do sistema de tratamento.
Com a água, visualmente limpa, testes químicos são realizados para definir o processo adequado para correção da cor, remoção de materiais químicos indevidos, contaminantes, dentre outros pontos que não são visíveis a olho nu.
No final, um novo teste é realizado, e se aprovado, retorna ao sistema da lavanderia, ou pode ser descartado na rede de esgoto, uma vez que já está tratado.
Porém, o processo depende muito de cada estabelecimento e da região em que está instalado. Assim, entre em contato com a nossa equipe para que possamos tirar todas as suas dúvidas!