02.Abr.2019

Por que a filtragem por osmose reversa é importante para a qualidade da água?

Por que a filtragem por osmose reversa é importante para a qualidade da água?
A tecnologia industrial e laboratorial se desenvolveu rapidamente nas últimas décadas acompanhando as exigências dos consumidores e as novas necessidades dos modernos processos analíticos e produtivos. O papel da água nas empresas também mudou. A água é usada nas indústrias desde a Revolução Industrial no século 18, usada universalmente para uma variedade de propósitos em quase todos os setores, de hospitais a fábricas de cosméticos. Entretanto, a necessidade de sistemas de osmose reversa aumentou substancialmente para atender aos requisitos específicos de utilização da água, que estão cada vez mais complexos. No artigo a seguir, você vai conhecer mais sobre a osmose reversa e como esse processo é essencial para a qualidade da água, especialmente em processos industriais e laboratoriais complexos. Boa leitura!

O que é osmose reversa?

 

A osmose é o processo natural de fluxo de água ou de qualquer líquido através de uma membrana semipermeável, quando duas soluções de concentrações diferentes são colocadas em ambos os lados. O líquido passa de uma solução de menor concentração para maior concentração, a fim de equilibrar a quantidade de sal em cada.

 

A osmose reversa foi desenvolvida como resultado dessa reação, colocando pressão sobre a água para estar no lado de menor concentração. Assim, a membrana semipermeável atua como um filtro para impedir a passagem de substâncias químicas nocivas, materiais orgânicos, sal, sedimentos e outras impurezas. A água resultante é fresca e livre de quaisquer contaminantes.

 

Hoje, os filtros de osmose reversa são usados em quase todos os lares e indústrias.

 

A importância da osmose reversa para os processos produtivos

 

A água é utilizada como matéria-prima em vários produtos e, portanto, pode exigir um perfil especial de água que, na maioria dos casos, só pode ser obtido com o tratamento da água bruta por osmose reversa.

 

A água também é usada para fins de resfriamento de máquinas que trabalham por um longo período e podem sofrer desgaste excessivo devido ao aumento de calor — utilizar água bruta para realizar essa tarefa pode danificar os componentes e contaminar a produção.

 

Assim, esses sistemas de tratamento de água são largamente utilizados na produção de tintas, na indústria de alimentos e bebidas como matéria-prima, como agentes de limpeza para a indústria de laticínios e como um agente de resfriamento para indústrias nucleares.

 

Como solvente de limpeza, a água pura é usada em várias indústrias para desinfetar um recipiente específico ou também máquinas de limpeza que são sensíveis à água bruta.

 

Além dos usos industriais, hospitais, clínicas e laboratórios utilizam a filtragem por osmose reversa para purificar a água que será usada em autoclaves, produção de medicamentos, água para caldeiras, entre outros usos.

 

Os sistemas de filtragem por osmose reversa estão disponíveis em diferentes capacidades para vários fins comerciais e industriais.

 

A Permution oferece soluções de filtragem por osmose reversa para uso em indústrias, laboratórios e centros e hemodiálise. Conheça nossos sistemas de purificação de água para uso tanto na linha laboratorial quanto industrial, e entre em contato agora mesmo com a gente para saber mais: contato@permution.com.br  ou (41) 2117-2300

 

Deixe seu comentário