O processo de desmineralização e osmose reversa são tecnologias de tratamento em águas com alto teor de sais dissolvidos. Esses processos são aplicados a partir da utilização da tecnologia para uma desmineralização mais eficiente que pode acontecer tanto por trocas iônicas, quanto pela osmose reversa e onde a melhor técnica aplicada é escolhida conforme a concentração de sais dissolvidos na água e a localização dessa água.
Desmineralizador e seus processos
A influência tecnológica agrega valor nos processos de desmineralização com equipamentos adequados para procedimentos eficiência e de maior qualidade. O desmineralizador é responsável pelo fornecimento de água purificada, sem que haja a incidência da presença de sais e esse processo se dá a partir da retirada de minerais com a obtenção da água pura em seu resultado final.
Como um fator de sustentabilidade, a osmose reversa é uma prática com benefícios econômicos e eficientes para o processo de purificação da água. O tratamento da água com a aplicação dessa técnica acontece de forma que a purificação é correspondente, de 50 a 80%. Em efluentes com grande concentração de sais, a osmose reversa é direcionada para um tratamento com maior eficiência, sendo capaz de separar a água não somente de sais minerais, mas também de todas as substâncias contaminantes nesse meio.
Dentre as opções das técnicas que podem ser aplicadas temos a de osmose, como já mencionado acima, e as trocas iônicas, com igual eficiência na purificação da água. No entanto, a escolha da técnica adequada vai depender da concentração dos sais minerais e dos fatores que contaminam a água, assim como sua incidência em armazenamento.
Osmose X Desmineralizador
Para que a água esteja pura e saudável para o consumo, ela passa por uma série de tratamentos e mesmo após a realização de todos os processos de filtragem e de trato, é perceptível a presença de sais minerais que devem ser removidos. Dois desses processos são identificados como:
Osmose Reversa: com a aplicação de uma pressão que faz com que os sais dissolvidos e demais agentes de contágio sejam separados, permitindo a obtenção da água purificada.
Desmineralizador: com a remoção dos cátions e íons a partir de um processo onde a água passa por uma resina de troca iônica capaz de dissolver os sais presentes na água.
Por que a Desmineralização da água é importante?
Para que muitos procedimentos industriais possam acontecer é necessária à utilização de água purificada. Essa importância é considerada, pois os sais minerais dissolvidos presentes na água podem corroer peças e causar crostas salinas e minerais capazes de danificar os equipamentos. Nesse contexto e com o propósito de aumentar o período de vida útil dos equipamentos de produção industrial, se faz necessária a desmineralização da água independente dos procedimentos empregados.
As técnicas como a de osmose e trocas iônicas são adotadas por indústrias e fábricas para preservação da funcionalidade de suas ferramentas de produção. Entre em contato com nossa equipe de profissionais através de nosso site para aderir a técnicas inovadoras e sustentáveis.
Para conhecer mais dessas tecnologias, fale com a gente!