Existem várias formas de fazer o tratamento da água e a tecnologia está cada vez mais presente neste processo. Alguns métodos são muito eficientes como é o caso dos sistemas de filtração por membrana. Você já conhece este processo? Sabe como ele funciona?
Nesse artigo vamos compartilhar com você todas as informações sobre a filtração por membrana e as vantagens desse processo para sua saúde. Confira!
O que é a filtração por membrana?
O tratamento de água realizado pela filtração por membrana é um método aplicado capaz de gerar uma barreira para retenção de partículas impróprias presentes na água e que não foram eliminadas nas etapas anteriores do tratamento da água.
Este processo de filtração por membrana, além de reter as propriedades impuras da água, gera benefícios como a melhoria da cor, odor e sabor do líquido.
Como funciona a filtração por membrana?
O processo de filtração da água por meio da membrana como barreira para purificação acontece com a utilização de um meio poroso que tem por função:
O sistema funciona devido a uma combinação de pressão associada à sucção, que faz com que a água passe pelas membranas filtrantes crie uma barreira, conforme mencionado anteriormente, contra as impurezas presentes na água.
Quais são os tipos de membranas filtrantes?
Abaixo, vamos destacar os quatro tipos de membranas filtrantes e a sua forma de uso:
Microfiltração
Esse método é utilizado para a retenção de partículas entre 10 a 0,1 micrômetros. Geralmente, é utilizada nos processos industriais e de laboratórios, tendo uma grande utilidade para filtração de culturas e diversos solventes.
Nos laboratórios a microfiltração é aplicada para filtração de líquidos que serão utilizados em equipamentos de alto desempenho.
Ultrafiltração
A técnica de ultrafiltração realiza a retenção por meio de membranas de partículas entre 0,1 a 0,01 micrômetros. Ou seja, esse método é capaz de reter partículas tão pequenas quanto uma proteína, vírus, bactérias, etc.
Devido a essa capacidade de retenção, a ultrafiltração é utilizada para remover bactérias e vírus em processamento de líquidos, assim como é utilizada também para fazer a purificação de soluções e extratos.
Osmose reversa
O sistema de osmose reversa realiza a filtração por membranas com a capacidade de alta retenção. Isso significa que a única coisa capaz de ultrapassar essa membrana são moléculas em torno de 0.0005 micrômetros.
Também é um sistema muito eficiente para tornar a água potável e impedir a contaminação por vírus ou bactérias. Inclusive, é uma técnica muito utilizada para dessalinização da água do mar e desmineralização da água.
Nanofiltração
Técnica geralmente escolhida pelo seu custo-benefício, quando comparada com outras tecnologias. Sua capacidade de retenção é intermediária retendo entre 1 a 5 nanômetros e tendo a capacidade de separar sais de valentes e matéria orgânica.
O processo de filtração por membrana é vantajoso, pois garante um tratamento completo da água, garantindo a melhoria da saúde e bem-estar por meio de um consumo de água devidamente tratada.
Para conhecer melhor este produto, acesse o nosso site e entre em contato com nossa equipe para que você receba os melhores produtos do mercado.