As capelas de exaustão de gases são equipamentos usados em laboratórios. Elas têm como principal função eliminar os vapores e gases tóxicos resultantes da manipulação de diferentes reagentes químicos.
Dessa forma, impede que os profissionais sofram algum tipo de intoxicação durante a realização das suas atividades. Além disso, também evita uma possível contaminação das demais substâncias que estão presentes no ambiente.
Por isso, as capelas de exaustão são classificadas como Equipamento de Proteção Coletiva (EPC). Sendo que, a implantação de planos de manutenção preventiva é essencial para a segurança de todos.
A manutenção preventiva periódica das capelas de exaustão é um procedimento que garante o funcionamento adequado do equipamento. Isso porque, impede que o dispositivo trabalhe de maneira incorreta e comprometa as atividades de todos dentro do laboratório.
Além da segurança, a manutenção preventiva auxilia na qualidade do desempenho do equipamento, fazendo com que ele atue com eficiência e excelência de uma máquina nova.
Não podemos esquecer que, com a manutenção preventiva, a vida útil do equipamento aumenta. Consequentemente, se torna desnecessário a substituição das capelas de exaustão. Assim, a empresa diminui os gastos com o laboratório.
A manutenção preventiva desse modelo de equipamento precisa ser realizada por profissionais capacitados. Por isso, se torna necessário a contratação de uma empresa especializada nessa atividade.
A frequência das manutenções preventivas será determinada pelo manual de instruções do equipamento, das características de seu uso e pela avaliação dos profissionais capacitados.
A manutenção preventiva de capelas de exaustão é feita rapidamente e “in loco”. Dessa forma, não compromete as atividades realizadas diariamente no laboratório.
Durante a manutenção vários itens deverão ser avaliados, por exemplo:
Também serão analisadas a condição externa dos vidros frontais, do sistema de fechamento e a presença de qualquer falha que possa comprometer a estrutura das capelas de exaustão.
Depois de todas as análises feitas, o profissional especializado determinará a necessidade de substituição de algum dos componentes.
Além disso, existem casos nos quais a troca de peças é recomendada mesmo que elas não apresentem alguma falha visível. Isso porque, se elas deixarem de funcionar corretamente, colocam todo o laboratório em risco.
Como exemplo, podemos citar o cabo de aço que faz parte do sistema de fechamento do equipamento. A PERMUTION recomenda a troca frequente dessa peça, sendo que a substituição precisa ser feita, no mínimo, uma vez a cada semestre.
A PERMUTION tem as melhores capelas de exaustão do mercado. Acesse nosso site, conheça nossos produtos e faça um orçamento conosco.