Não à toa, diversas empresas dos mais diversos segmentos já vêm adotando medidas que têm como objetivo economizar água em seus processos. E, se você deseja também fazer a sua parte e saber um pouco mais sobre como fazer o reaproveitamento da água da chuva, veio ao lugar certo. No post de hoje falaremos especialmente sobre esse assunto. Boa leitura!
Apesar de o seu uso sem tratamento não ser indicado para o consumo, existem várias outras coisas que podem (e devem ser) feitas com a água das chuvas. São as chamadas ‘finalidades não potáveis’ que acabam sendo desperdiçadas.
Mas para que você comece a aproveitar a água da chuva e, assim, ajude a economizar água potável, é preciso primeiro entender de quais formas é possível fazer a retenção dessa água. E é sobre isso que falaremos a seguir.
Armazenar a água da chuva pode ser fácil do que você imagina. Para isso, você pode optar entre sistemas de captação mais avançados ou as simples e boas calhas e baldes, que também podem fazer um excelente trabalho.
Tudo dependerá do tipo de captação que você deseja fazer. No caso de empresas, o mais recomendado é que contem com a ajuda de empresas especializadas. Isso porque essa empresa ajudará não apenas na construção de um sistema de retenção e reaproveitamento de água da chuva, mas também no que diz respeito ao tratamento dessa água.
Mas se você deseja aproveitar a água da chuva apenas para fins domésticos, um sistema simples pode ser o suficiente. Feito isso, basta começar a captar a água da chuva e destiná-la para os mais diversos fins não potáveis. E é sobre eles que falaremos a seguir.
Como já citado anteriormente, a água da chuva que não passa por tratamento não pode ser consumida. No entanto, essa água pode ser utilizada para outros fins, como os domésticos, por exemplo. Se você costuma cultivar plantas em um jardim, pode regá-las com a água proveniente da captação da chuva, já que essa costuma não apresentar nenhum tipo de prejuízo à horta ou jardim.
Além disso, a água da chuva também pode ser utilizada para lavar as calçadas dos arredores da sua casa, lavar seu carro ou motocicleta, lavar janelas, e até mesmo para fins de limpeza, como limpar a casa, lavar calçados e outras atividades.
Ou seja, finalidades não potáveis é que não faltam para o uso da água captada da chuva. Portanto, se você ainda não tem um sistema eficiente de captação e tratamento (quando for o caso), esse é o momento.
E, para quem deseja investir em uma empresa especialista no Tratamento de Água, não pode deixar de conhecer nosso trabalho. Entre em contato em saiba mais!