Basicamente, o poço artesiano é um poço que capta água de reservas subterrâneas profundas chamadas de aquíferos. Diferentemente dos poços comuns que captam água da primeira reserva de água no solo, o lençol freático. Além disso, não há necessidade de bombear a água até a superfície, pois ela jorrará de forma constante após atingir o lençol aquífero.
Entre as vantagens do poço artesiano está a qualidade da água por causa da profundidade de suas reservas. Os poços simples por serem mais próximos da superfície podem facilmente ter suas reservas contaminadas por ambientes poluídos, insetos e animais mortos. As reservas aquíferas não correm esse risco por serem muito profundas.
A qualidade da água em reservas mais profundas não tira a necessidade de um tratamento adequado. Compostos físicos e químicos contidos na água podem ser prejudiciais a nossa saúde, além de alterarem seu gosto e sua cor. A água de um poço artesiano pode muitas vezes ter um cheiro ruim, um gosto metálico e uma cor amarelada ou escura antes de ser tratada devidamente.
Entre os compostos físico-químicos pode se encontrar areia, barro, alumínio, calcário, ferro, nitrato e manganês, por exemplo.
Filtros específicos para cada tipo de minerais e compostos encontrados na água são necessários para ela se tornar mais segura para o nosso consumo. Uma análise de um químico especializado é fundamental para identificar qual o procedimento mais apropriado para os processos de tratamento e filtragem da água de seu poço.
Conheça abaixo quais filtros usar em seu poço artesiano industrial.
Filtro para tratamento de ferro e manganês
A absorção de ferro em excesso é muito prejudicial para nós. Pode levar a doenças cardíacas, causar cirrose no fígado, problemas hormonais entre outras mazelas para nossa saúde. O manganês em excesso pode afetar o sistema nervoso e o fígado.
Além de seus malefícios para a saúde, o ferro e manganês causam prejuízos em chuveiros e canos, máquinas de lavar, sem contar no seu mau cheiro e gosto metálico característicos.
Um filtro de aço ou inox, por exemplo, pode remover esses elementos químicos da água com precisão e eficiência.
Filtro para tratamento de areia e barro
A areia e o barro encontrados na água de um poço artesiano podem danificar os equipamentos de sua empresa como torneiras, canos e chuveiros causando uma crosta impermeável em suas paredes, o que pode gerar grande desperdício para seus negócios. Além disso, possuem um gosto forte e carregado.
A água salobre possui salinidade entre 5% e 3269%, possuindo mais sódio e mais sais minerais do que a água doce dos rios. Esse tipo de água é muito salgada para beber e pode causar reações adversas quando em contato com a pele.