Por isso, contar com métricas bem definidas contribui não só para a estratégia, mas para a gestão e uma visão holística da empresa, sendo uma ferramenta importante para compreender alguns aspectos do negócio e, assim, traçar metas plausíveis fundamentadas em números.
Então, confira, neste artigo, o que são os indicadores de desempenho e como você pode aplicá-los no seu negócio.
Indicadores de Desempenho consistem nas métricas essenciais para acompanhar e avaliar o andamento dos principais processos internos de uma empresa, favorecendo a tomada de decisões mais assertiva e o alcance dos principais objetivos estratégicos.
Em outras palavras, se trata de uma ferramenta de gestão que mostra em valores quantitativos a performance das ações realizadas ao longo do tempo e os seus resultados. Dessa forma, a adoção dos indicadores de desempenho permite compreender:
- Eficácia ou retorno da aplicação de recursos;
- Quais falhas ocorreram em cada processo ou ação interna;
- Alcance das metas;
- Dentre outros.
Antes de qualquer coisa, é importante entender que a aplicação dos Indicadores de Desempenho em qualquer empresa só terá sentido se existir um planejamento estratégico sólido e com objetivos claros, ou seja, um entendimento sobre aonde se quer chegar.
A partir daí, dependendo do mercado em que a empresa está inserida e da sua situação atual, é possível definir as métricas ideais para o seu negócio.
Existem diversos Indicadores de Desempenho que podem auxiliar o gestor a obter uma visão sistêmica e abrangente de todos os setores da empresa. Inclusive, essa é a melhor forma de identificar possíveis pontos de melhoria ou oportunidades que possam otimizar as operações do negócio.
Seguem alguns exemplos de KPIs que podem ser adotados por empresas de vários segmentos:
- Aumento de vendas;
- Aprimoramento da imagem institucional;
- Melhora da logística;
- Melhora do ROI no setor de marketing;
- Diminuição do CAC (Custo de Aquisição de Clientes) - Marketing e Vendas.
Frente a tantas possibilidades de análise, os Indicadores de Desempenho são divididos em variadas categorias, a fim de facilitar a identificação daquelas mais relevantes para cada negócio. Seguem, abaixo, algumas das principais categorias e mais utilizadas:
1. Indicadores de Qualidade: pontuam e analisam as não conformidades que acontecem ao longo de um processo produtivo;
2. Indicadores de Produtividade: medem a quantidade de recursos dispendidos para produzir o produto e/ou serviço em questão. Avaliam o rendimento e eficiência dos processos internos;
3. Indicadores de Capacidade: diretamente ligados aos citados anteriormente, estes medem a relação entre a entrega por unidade de tempo, ou seja, a capacidade que a sua operação tem de produzir. Refletem o potencial de competitividade da empresa;
4. Indicadores estratégicos: permitem fazer um comparativo entre a situação atual da empresa e as metas estabelecidas previamente. Refletem a relação entre previsto e realizado.
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