24.Ago.2018

Especialista destaca as tecnologias disponíveis para obtenção de água grau farmacêutico

Especialista destaca as tecnologias disponíveis para obtenção de água grau farmacêutico
O Portal 2A+Farma entrevistou Angelo Krieger, diretor técnico da Permution. Formado em Engenharia Química pela UFPR em 1996, atuando na área de purificação de água há mais de 22 anos, Krieger fala os equipamentos disponíveis para obtenção de água grau farmacêutico, características técnicas das tecnologias e normas sobre o assunto. Confira.

Quais equipamentos sua empresa possui para obtenção de água grau farmacêutico – purificada e ultrapurificada?

Angelo Krieger: A Permution, com mais de 50 anos de tradição e qualidade no mercado de tratamento de água, oferece ao mercado farmacêutico sistemas de osmose reversa duplo passo total inox e com acabamento sanitário para produção de água purificada que pode ser controlada remotamente pelo usuário via smartphone ou tablet. Temos também uma linha de ultrapurificadores de água para uso laboratorial fornecendo água grau analítico tipo I, num sistema microprocessado,  com saída USB e emissão de relatórios em ambiente Windows.

 

Quais as características técnicas e principais aplicações dos equipamentos citados?

Angelo Krieger: A linha de osmose reversa duplo passo Permution para uso farmacêutico é projetada e construída para ser um equipamento robusto, durável e de baixa manutenção. Possuímos uma equipe que projeta o equipamento para cada necessidade de nossos clientes, certificada pelo PMI em CAPM. Isso garante um controle rigoroso de todo os processos que envolve um equipamento desse nível. Na fábrica contamos com profissionais treinados constantemente em  suas áreas de responsabilidades. A engenharia do produto monitora passo a passo a seleção de matérias e a construção de cada novo equipamento. Temos capacidade para entregar um equipamento com alto nível de automação a ponto do cliente acessá-lo remotamente via 4G. O CLP pode ser integrado com o supervisório da indústria do cliente e ainda contar uma tela touchscreen colorida local. Vazões disponíveis no range de 150 l/h até 10.000 l/h.

Os ultrapurificadores foram desenvolvidos num formato padrão mas que atendem o mais exigente laboratório de controle de qualidade ou P&D dentro de uma indústria farmacêutica. Temos 3 vazões disponíveis para o mercado 15 l/h ou 30 l/h ou 45 l/h de água Tipo I.  Todos montados em um gabinete com design moderno e painel digital com visor retroiluminado. A troca dos consumíveis é individual e informada pelo sistema do equipamento, isso garante qualidade e economia para o usuário. Acompanha o equipamento software para Windows  para extrair os dados do sistema microprocessado e exportar inclusive para planilhas eletrônicas.

 

Quais as normas sobre o assunto e quais as especificações desses equipamentos para que atendam às mesmas?

Angelo Krieger: Para produção de água purificada seguimos a Farmacopeia Brasileira 5 edição e também a USP 41 – NF36. Todos os equipamentos que entregamos estão qualificados e validados sob estas normas em nossos clientes. Para ter sucesso no atendimento das normas, a Permution utiliza matérias primas de primeira qualidade, instrumentos de última geração e mão de obra qualificada. A montagem engloba as etapas de Qualificação de Instalação e Qualificação de Operação além do data-book completo do sistema, tudo para garantir os requisitos das normas aplicáveis.

Nos ultrapurificadores temos as normas  da ACS – American Chemical Society, ASTM-American Society for Testing and Materials, USP-United States Pharmacopeia, NCCLS-National Committee for Clinical Laboratory Standards e CAP-College of American Pathologists, que têm basicamente as mesmas especificações em todos os parâmetros. Os equipamentos Permution atendem integralmente qualquer uma das normas anteriores devido ao uso de tecnologias consagradas e confiáveis. O cliente pode adquirir também a montagem com qualificação de instalação e operação de seu ultrapurificador.

Redação: Portal 2A+ Farma

 

Fonte: www.doisamaisfarma.com.br

Deixe seu comentário