Muitas vezes, estamos desperdiçando água sem nem perceber. Seja com aquele banho demorado, lavando carros e calçadas com torneiras ao invés de usar baldes, a água correndo livremente na pia enquanto escovamos os dentes.
Podem parecer situações bobas, mas é evitando pequenas atitudes como essa que fazemos realmente a diferença na preservação da água. Se cada um fizer sua parte, tornamos essa situação muito mais fácil de ser enfrentada.
Isso vale para residências, empresas, agronegócios e indústrias. Pensar em meios que possam contribuir cada vez mais com a sustentabilidade é um grande passo para corrigir os problemas. Foi pensando em reduzir tanto desperdício que surgiu a economia circular.
O que é a economia circular?
A economia circular une os princípios do desenvolvimento econômico com a melhor utilização dos recursos naturais. Isso aconteceria através de novos modelos de negócios e aperfeiçoando os processos de fabricação, criando menos necessidade da matéria prima virgem, optando pelas mais renováveis.
Seu principal objetivo é repensar os métodos de comércio e produção para permitir o uso de forma eficaz dos recursos naturais. É um meio de produzir sem acabar com esses recursos, preservando o meio ambiente.
A água é um dos recursos indispensáveis para a maioria das atividades que realizamos. Ela não pode ser substituída. Por isso, introduzi-la dentro do conceito de economia circular é o que pode garantir sua preservação e o desenvolvimento da sociedade.
O reuso da água
O reuso da água se encaixa dentro da economia circular ao considerar essa atividade como uma forma de uso racional da mesma, englobando a diminuição da produção de efluentes e do controle do desperdício.
Dentro dessa prática, também pode ser considerado o tratamento dos esgotos para realizar uma gestão sustentável dos recursos hídricos, com o objetivo de substituir o uso das águas que são direcionadas para atividades agrícolas e afins.
A utilização da água de boa qualidade para usos prioritários faz com que a utilização dos esgotos ajude na manutenção dos recursos e permite uma economia para o planejamento dos recursos hídricos. Esse reuso diminui a exigência pelos mananciais por causa da escolha em utilizar uma água de qualidade mais baixa.
O aproveitamento da água da chuva
A água da chuva também entra como uma das soluções para o aproveitamento do recurso. A água que cai nas bocas de lobo acaba encontrando algum rio, que eventualmente será captado para receber o tratamento de água potável.
Esse tipo de reuso se torna inviável para ser consumido como bebida, devido ao aproveitamento econômico inviável por causa de seu baixo custo. Mas em locais onde há um maior gasto ela pode ser utilizada, como condomínios, indústrias e ambiente rurais.
Existem diversas maneiras de fazer o reuso da água, sendo utilizada para vários propósitos, sendo eles planejados ou não. Inúmeras possibilidades que permitem fazer toda a diferença na conservação desse recurso tão fundamental para a sociedade.
Se sua indústria, laboratório ou centro de hemodiálise deseja melhorar a qualidade da água consumida, conheça nossos serviços de tratamento de água voltados para esses setores entrando em contato através de nosso e-mail ou telefone.