O retrabalho não faz bem para nenhum dos lados. Para a empresa, é uma perda de recursos e por isso, prejuízo. Já para o funcionário, é um desperdício de seu tempo e até atraso para execução de demais tarefas. Em razão disso, é importante avaliar qual é o custo do retrabalho nas empresas da área laboratorial e hospitalar.
Quando falamos sobre refazer um trabalho por conta de erros em uma área laboratorial, estamos lidando com um contexto sério de manuseio de materiais hospitalares. As falhas nesse ramo implicam em erros de diagnóstico, contaminação de amostras, perda de material, entre outras consequências.
Além de prejudicar o relacionamento com o cliente, por conta da necessidade muitas vezes de nova coleta de material, o erro simboliza também uma má gestão do local. A gestão laboratorial precisa ser eficiente, estar sempre em busca de aprimorar o serviço e evitar ao máximo as falhas desde a primeira etapa até o fim dos serviços.
A mesma mentalidade serve quando o assunto é gestão na área hospitalar. Seja qual for a atuação, a empresa deve estar preparada para atender a demanda frequente dos hospitais, que é rodeada de pressão, muitas vezes corrida e sem espaço para erros. Afinal, lidam o tempo todo com a saúde humana.
Por exemplo, empresas que fornecem material esterilizado para cirurgias devem estar atentas a suprir as demandas necessárias no fornecimento desse serviço, com agilidade, além de oferecer um material devidamente esterilizado e completo para a cirurgia. O retrabalho nesse contexto pode comprometer a vida do paciente.
Por isso, o custo do retrabalho em áreas que lidam com a saúde humana pode ir além de perda de recursos financeiros. Esse tipo de erro transmite falta de credibilidade por parte da empresa e pode causar sérios problemas, até resultando em processos na justiça. Então, a gestão deve ser eficiente e o erro evitado ao máximo, pois carrega consequências desastrosas para a marca da empresa.
Em ambas as áreas, laboratorial e hospitalar, é preciso adotar certas medidas a fim de evitar que o erro e, por consequência, o retrabalho, não aconteçam. Para isso é preciso manter o foco na gestão, buscando tornar os processos mais eficientes, usando para isso a tecnologia, por exemplo.
Além disso, a empresa deve buscar, junto a sua equipe, promover qualidade no atendimento e também focar no controle de qualidade de cada processo para que o índice de falhas seja menor. Sabemos que em nenhuma área é possível ter índice zero de falhas, pois a mão de obra é humana. Porém, é preciso lutar para que seja o mínimo possível.
O custo do retrabalho pode significar muitas coisas quando lidamos com empresas na área da saúde. A ocorrência de falhas pode trazer prejuízos financeiros, perda de credibilidade no mercado, além de situações mais graves em casos extremos, pois lidamos com oferecimento de serviços que lidam com a saúde humana.
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