Categorias

13.Jun.2017

Destilação ou deionização? Eis a questão...

img
Uma dúvida frequente entre nossos clientes é: água destilada ou água deionizada? Afinal, qual a diferença? O que distingue a água destilada da água deionizada são os processos de obtenção, o custo beneficio e a rapidez na eficácia.

Uma dúvida frequente entre nossos clientes é: água destilada ou água deionizada? Afinal, qual a diferença?
O que distingue a água destilada da água deionizada são os processos de obtenção, o custo beneficio e a rapidez na eficácia.

 

Destilação

 

A destilação é um processo de purificação que parte do aquecimento da água em um compartimento até que ela evapore direcionando o vapor condensado para outro compartimento. Os íons e outros componentes orgânicos presentes na água não evaporam, assim permanecendo no primeiro estágio.. Esse processo não remove apenas os íons, mas também outros contaminantes presentes na água, como bactérias, endotoxinas, matéria orgânica,
Para a obtenção de um volume considerável de água destilada, é necessário utilizar muita água comum, a técnica para destilação gera um desperdício de água potável e um alto consumo de energia.

 

Deionização

 

Tudo começou em 1968, quando a tecnologia utilizada para a obtenção de água pura em laboratórios não atendia as expectativas dos consumidores. Pensando nisso, o Engenheiro E.J. Krieger desenvolveu o primeiro trocador de íons para laboratórios no Brasil, chamado DEIONIZADOR. A deionização normalmente é feita em colunas de troca iônica. Essas colunas contêm micro esferas que em contato com a água liberam íons de hidrogênios (H+) (resina catiônica) e hidroxilas (OH-) (resina aniônica) ligados de forma instável, pelos íons mais altamente carregados presentes na água, como o íon cálcio (Ca2+), íon magnésio (Mg2+) que se unem com mais firmeza às resinas. Assim resultando na remoção dos cátions e ânions dissociados na água.
Este processo é de baixo custo de implantação, bem como a facilidade com que é alcançada a baixa condutividade (parâmetro de controle de tratamento de água). Possui baixo consumo de energia e 100 % de aproveitamento da água tratada.

Galeria de Fotos

Deixe seu comentário